Roberta Sudbrack participa de novo polo gastronômico em Botafogo

Para quem passa, uma vila de contêineres que vendem alimentos e bebidas no coração de Botafogo. Para quem entra, o BE+CO mostra que vai além. Um organismo vivo de interações e conexões, onde divide-se o espaço e somam-se experiências. No BE+CO, a ideia é ressignificar formatos pré-estabelecidos e o que se quer é que todo encontro comece com um olá e um olhar. O serviço é para ser descomplicado mesmo. Ninguém serve, ninguém é servido. Não tem garçom, nem 10% e todos têm função. Todos se relacionam.

As relações interpessoais são o fio condutor de um espaço nascido para contar histórias através da comida, da bebida e das pessoas que aqui habitam. Nos quatro ‘boxes’, um trabalho criterioso e afetivo de curadoria: Roberta Sudbrack estreando seu Da Roberta Burguer; a cozinha árabe ancestral de Katia Hannequim no Zatar; a galera da Colab em uma incursão repleta de personalidade pela Ásia, com o novíssimo Barba Ruiva; além das concorridas tartes e sobremesas de Laila Caminha, que há tempos atraem fãs apaixonados na Junta Local, e que agora estão disponíveis na Lalla Bakery. Ao fundo, o TORTIN, bar e quintessência do BE+CO. Lugar de vivências, sensações, ir e vir. E, claro, novos drinks, cervejas e inúmeras descobertas.

A ideia é permitir-se ao acaso (o tal serendipity), afinal, como bem profetizou Guimarães Rosa, “felicidade se acha é em horinhas de descuido”. O BE+CO é orgânico e será construído pelas narrativas do dia a dia. Está aberto para a urbe que o cerca, quer incentivar as trocas e também aspira alcançar outros quadrados. Exposições, intervenções, música, dinâmicas, feiras. Manifestações que dialoguem com rua, com o entorno, com o mundo. Que toquem e aproximem as pessoas.

Nos mesões e arquibancadas, a ideia é simplificar: sentar, contemplar o céu, puxar uma conversa fiada com um amigo feito ali mesmo ou já chegar com um monte de gente amiga. BEber+COmer. Bem. Bem no sentido de comida e bebida da melhor qualidade, feita com carinho por gente que ama o que faz, gente bacana e interessante, que tem bagagem para distribuir e história para contar. Bem no sentido de comida e bebida descomplicada e acessível.
Preza-se pelo bom e velho custo-benefício. Coisa boa por valor justo, que remunere de forma honrosa toda a cadeia produtiva envolvida, principalmente pelo trabalho de cada dia dos pequenos produtores e empreendedores. O BE+CO diz sim para a economia local.

Tudo isso sem se esquecer de práticas e relações sustentáveis. O BE+CO está de olho no desperdício, recicla, procura minimizar o plástico, acredita em relações horizontais e na empatia com os colaboradores. Acabou de nascer, já anseia por mais e tem como norte fazer do amanhã um lindo dia. Colaborando, coabitanto, coexistindo e conectando, o caminho será menos tortuoso e mais divertido.

O BE+CO pode até ser um ‘food hub’ mas, acima de tudo, surge como um território de convergência. Lá não tem hora para chegar ou sair. Ninguém vai te dizer a ordem do que fazer, vale comer doce antes do salgado, misturar vinho e cerveja, até deitar na arquibancada. Um lugar de pessoas para pessoas. Afinal, parafraseando Caetano, “gente é o lugar, gente é pra brilhar…”.

O Be+Co fica na Rua Da Matriz, 54, em Botafogo, e funciona de terça a domingo das 11h à meia-noite.

Veja as últimas críticas publicadas no Weseek Food.

Baixe o Weseek Food no App Store e no Google Play.

 

Deixe uma resposta