Um passeio pela culinária mineira de raiz através de sete bares

Autoridade máxima no assunto boemia, Helena Françozo criou e administra o perfil Um Bar Por Semana, um compilado de suas experiências pelos bares de Belo Horizonte. Bares, todo mundo sabe, são a especialidade da capital mineira. Não só pelo que se bebe – da boa e velha cachacinha às cervejas artesanais, passando pelos drinques do momento -, mas também pelo que se come. Afinal, o estado do sudeste é uma autoridade culinária. Quem resiste a um torresminho, a um feijão-tropeiro carregado, a um leitão à pururuca? Sem falar no pão de queijo, uma unanimidade que ganhou fama internacional. Quer saber onde se esbaldar com a (deliciosa) culinária mineira de raiz? Coma a palavra, Helena:

foto: Divulgação

Querida Jacinta

Amamos esse lugar de paixão! As comidas são maravilhosas, as cervejas também e de noite vira até um bar dançante onde eles tiram as mesas e vira uma pista de dança e de flerta! #UBSrecomenda fortemente a feijoada ou o joelho de porco (com essa foto aí de cima, quem ousaria duvidar?).

Rua Grão Pará, 185, Santa Efigênia. Tel.: 31 97116-2900.

Chopp da Fábrica

Mais tradicional impossível! Não tem um mineiro raiz que não tenha comido o Mixidão do Chopp da Fábrica na madrugada, pós jogo do Atlético ou Cruzeiro ou de larica pós balada. #UBSrecomenda o Mixidão e não esquece do ovo! Pra ser mineiro completo tem que ter o ovo gema mole em cima do prato!

Avenida do Contorno, 2736, Santa Efigênia. Tel.: 31 3241-1766.

foto: Reprodução da internet/ Agosto Butiquim

Agosto Butiquim

Mais que um bar, um lugar! Lugar com jeitinho de nossa casa, onde você senta na mesa e nem vê o tempo passando. São 13 anos de tradição, cerveja e culinária mineira de raiz, só com ingrediente regional e produtor local. Todas comidas feitinhas com muito jeito e bem mineiras! #UBSrecomenda o arroz da vez!

Rua Esmeralda, 298, Prado. Tel.: 31 3337-6825.

Bitaca Capetinga

Sugiro abrir o instagram deles e morreeeer de vontade de comer tudo! Com um cardápio diferente todo dia, você senta no bar de calçada (e lota viu?) e fica deslumbrado com todas opções. Tem uma Pastilha assada de queijo minas acompanha mel que meeeu deus! #UBSrecomenda provar tudo o que você conseguir provar haha.

Rua Francisco Deslandes, 529, Anchieta. Tel.: 31 97118-3911.

foto: Divulgação/ Comida di Buteco

Patorroco

Campeão várias vezes do Comida de buteco, o Patorroco não decepciona quem quer sair pra encher o pandu com comida de qualidade. Até pro Mais Você, o chef de lá já foi!

Rua Turquesa, 875, Prado, Tel.: 31 3372-6293

Bananeiras

Tem coisa mais belo horizontina que bar no quintal da sua casa? Com comidinha mineira? Embaixo de pés de bananeira? Pra chegar nele você LITERALMENTE entra na portinha do lado da garagem. As comidas não decepcionam no quesito mineirice. Tem costelinha de porco com mandioca, pastel de angu… Ai, tudo de bom! #UBSrecomenda bolinho de canjiquinha de queijo canastra.

Rua Rubi, 525, Prado. Tel.: 31 3372-2571.

Quermesse

Com o slogan de que “Boteco tem que ser a casa da gente”, o Quermesse tem decoração com móveis de madeira iguais da sua vovó, aquele fogãozinho azul gasto, azulejos antigos nos banheiros, até umas bandeirinhas de festa junina você encontra lá! #UBSrecomenda provar os caldos deles.

Rua Pium-Í, 1175, Sion, Tel.: 31 3284-9683.

Este conteúdo é um oferecimento do Weseek Food, a maior rede social para os amantes da gastronomia.

Acesse as melhores dicas de restaurantes, bares e comidinhas através do site do Weseek Food

Para fazer suas avaliações, baixe o aplicativo na App Store ou no Google Play.